Qual a cor certa para sua marca? O que ela representa? O que o meu público sente ao ver essa cor?

Essas e outras perguntas sempre aparecem quando tenho o primeiro contato com os meus clientes. E eles estão certos em terem curiosidade e dúvidas com relação as cores da sua marca.

Então... Qual seria a melhor cor? Como fazer essa escolha?

Vem que eu te explico!

Definir as cores certas é de suma importância para que a mensagem que deseja transmitir chegue sem ruídos ao seu público.

Alguns fatores indicam quais cores são as mais adequadas para cada marca.

  • Qual o ramo?
  • Com qual público essa marca vai se comunicar?
  • Que imagem essa marca quer transmitir?

Essas são algumas perguntas que devem serem respondidas para que se comece a pensar em montar uma paleta de cores eficiente.

Durante o processo de escolha, o gosto pessoal deve ser deixado de lado. Temos alguns exemplos no mercado em que o gosto pessoal foi determinante para que a marca não atingisse seu objetivo (veja aqui um exemplo clássico). Quem deve ser impactado é o público, e as cores exercem um papel fundamental nesse quesito.

Para ajudar nessa escolha existem algumas regras, uns macetes e inúmeros softwares ao nosso lado, mas no final o que deve prevalecer é o bom gosto e a coerência, alinhados com os propósitos da marca.

As cores tem significados que geram sensações no público dependendo da forma como é apresentada. Por isso fazemos uso da psicologia das cores durante o processo de escolha das cores.

O ramo de atividade é outro fator que ajuda muito na definição das cores. Pelo ramo e o tipo de produto podemos fazer pesquisas no mercado para saber como outras marcas lidam com as cores e com isso traçar uma linha de raciocínio.

Esses são apenas alguns pontos que analiso antes de bater o martelo e definir a paleta de cores da marca.

Acredito que a partir de agora você irá prestar mais atenção em como as marcas usam suas cores e como você se sente ao ser influenciado por elas.

A minha intenção com esse post não é te ensinar a escolher as cores da sua marca. Para isso teríamos que ter bastante tempo e nos dedicarmos ao estudo das cores. A minha intenção é fazer com que você entenda o processo por trás dessas escolhas.

Uma marca que se comunica bem é uma marca com meio caminho andado para o sucesso e as cores cumprem um papel super importante nessa comunicação.

 

Espero ter ajudado! 😉

Cinix

 


Deixe um comentário